Uma história de gerações

Em 1920, um agricultor alentejano vindo da zona de Aljustrel, Ernesto dos Santos Lança, apaixonou-se por uma propriedade às portas da Vidigueira e aí fixou o berço de uma família que nunca mais deixaria a terra. Os Lança estabeleciam-se na Herdade Grande.

Não fosse a Vidigueira uma das mais emblemáticas regiões produtoras de vinho, também nesta família se cultivou a tradição vitivinícola, desde logo com a herança de produção do milenar Vinho de Talha, cujo filho de Ernesto, de nome Eduardo, muito apreciava e viria todos os anos a elaborar.

Em 1946, Eduardo Lança viu nascer a sua colheita mais especial. Chegava o filho varão, António. E também António prosseguiu a ligação à terra e à herdade, ao ponto de se formar em engenharia agronómica e seguir os passos do seu pai, como agrónomo, viticultor e cooperante da Adega Cooperativa da Vidigueira.

António Lança, hoje o patriarca da família e proprietário da Herdade Grande, aprofundou o interesse pela viticultura em 1980, quando apostou na plantação de novas vinhas, redesenhando um património vitivinícola que viria a revelar-se decisivo para a qualidade e reputação que a Herdade Grande construiu no sector do vinho.

Cumpridas décadas de produção para a Adega Cooperativa da Vidigueira, o seu inconformismo levou-o, em 1997, a instalar-se como engarrafador e a colocar no mercado o primeiro vinho da casa. Esse foi um passo visionário para a construção daquela que é uma das mais antigas marcas familiares da Vidigueira. No rótulo desses vinhos: Herdade Grande. E na génese, sempre a família. Que agora, ao celebrar o centenário de presença na Herdade Grande, integra já a quarta geração, na pessoa da filha Mariana, também ela agrónoma com mestrado em Viticultura e Enologia.

Herdade Grande Wine and Olive Oil
A Herdade Grande está inserida na Rota dos Vinhos do Alentejo, naquela que é considerada uma das melhores regiões de enoturismo do Mundo.
Aconselhamos sempre marcação prévia das visitas. Faça já a sua reserva.

Herdade Grande Wine and Olive Oil
The Alentejo Wine Route is considered one of the best wine tourism regions in the world, and Herdade Grande is part of it.
We always advise booking in advance. Make your reservation now.