Aproxima-se este momento tão especial, o Natal! É a família que se reúne, para a partilha daquilo que temos de mais rico, como as memórias antigas, de quando éramos crianças e passávamos horas nas brincadeiras que os nossos filhos agora repetem. Sucedem-se os sabores, os cheiros das mesas alentejanas, sempre tão reconfortantes num Inverno que nunca cede.

 

E estão de volta aqueles rituais deliciosos, em que alguém, para começar a fazer ambiente, alinha umas belas garrafas para desafiar umas provas cegas, à descoberta dos anos, das castas, enfim, sempre com o mesmo desfecho, muitas gargalhadas, porque afinal nada daquilo era assim tão sério, apenas provocação!

 

Volta sempre à mesa o nosso Grande Reserva Branco, um clássico a desafiar a regra do bacalhau da Consoada, carregado de alho e temperado, claro, pelo nosso azeite! E por falar no Grande Reserva Branco, por certo vai haver ainda mais conversa, porque a edição agora lançada é um Vidigueira um tanto improvável, feito de Viosinho, Rabigato e Arinto, a surpreender-nos com a sua complexidade e frescura, como que a evocar a grande tradição de brancos que por aqui existe!

 

No dia 25, volta também à mesa o Grande Reserva Tinto, a bater-se com o perú recheado com castanhas, um clássico feito com base numa receita da minha avó, que o meu pai se encarrega de trinchar com aquele misto de solenidade e de boa disposição alentejana, capaz de iluminar uma casa!

 

O Natal é isto. Uma casa iluminada pelos sorrisos da família!

 

Queremos partilhar este sorriso com todos aqueles com quem que nos vamos cruzando ao longo do ano, em particular, com quem nos proporciona o privilégio de partilhar as suas mesas e, quem sabe, mais uma Consoada! É um enorme orgulho e privilégio.

 

Aqui fica um enorme obrigado em nome da família Lança!

 

Boas Festas! Feliz Natal!

 

Mariana Lança